Tipos de Lead
O lead corresponde ao primeiro parágrafo da noticia impressa, pode ser feito de várias formas, entre as principais estão:
LEAD Clássico = Parágrafo que responde as 5 principais informações (quem, o que, quando, onde e por que). Inicia-se com a circunstância mais importante, geralmente não começa com verbos.
Exemplo de Lead Clássico:
Cerca de 13 mil alunos (quem) de escolas e creches públicas foram prejudicados (o que) nesta terça-feira (quando) por causa de uma série de confrontos entre criminosos de facções rivais e policiais militares (por que) na Vila Kennedy, zona oeste do Rio (onde). Após troca de tiros durante a madrugada de hoje, A PM permanece na comunidade em busca de criminosos.
- Fonte: Jornal Folha de São Paulo –
LEAD Flash = Trata-se de uma frase curta que inicia o texto, geralmente usada para dramatizar, causando maior impacto no restante da noticia.
Exemplo Lead Flash: O antropólogo Claude Lévi-Strauss, um dos intelectuais mais importantes do século 20, (frase de abertura com teor dramatizante) morreu no sábado passado aos 100 anos, informou hoje a editora Plon.
- Fonte: Jornal Folha de São Paulo –
LEAD Resumo = Geralmente utiliza-se em coberturas (ou continuações) de eventos em que há várias informações de destaque, que devem ser condensadas em uma única matéria de jornalismo impresso diário.
Exemplo de Lead Resumo: O Exército paquistanês anunciou nesta segunda-feira que assumiu o controle total de um importante reduto do Taleban na região do Waziristão do Sul, na fronteira com o Afeganistão, como parte da ofensiva que começou em 17 de outubro passado. Segundo um porta-voz militar, a cidade de Kaniguran foi "limpa de terroristas", minas e bombas improvisadas após uma revista casa a casa.
OLHO
Olho é um elemento gráfico colocado no meio da massa de texto, entre colunas,para ressaltar trechos e substituir quebras. É muito utilizado em entrevistas.
Em uma reportagem ou entrevista de jornal, estre recurso é uma frase que eles colocam em negrito, geralmente num tamanho um pouco maior que o da reportagem, de uma parte relevante e interessante da matéria. Assim, quem lê a matéria pode ter uma noção do assunto antes mesmo de ler a matéria toda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário